Deus não faz tentativas


De acordo com o cristianismo popular, Deus ama a todos, Jesus morreu para salvar a todos e o Espírito Santo está se empenhando em convencer a todos homens a aceitarem a oferta do evangelho. Ainda segundo esse mesmo cristianismo, porém, nem todos os homens se salvam, pelo contrário, aparentemente a grande maioria está indo para o inferno todos os dias.

Desses dois fatos amplamente aceitos no meio evangélico, decorre que Deus está frustrado, Jesus insatisfeito com o resultado de Sua obra e o Espírito Santo, apesar de todo esforço, está sendo derrotado. Dessa forma, parece que o Diabo está se saindo melhor que a Trindade em sua empreitada!


Algumas explicações são dadas. Uma delas é a de que, apesar de querer salvar a todos, Deus respeita o livre-arbítrio do homem. Isso não torna a decepção de Deus menor, pois se Sua vontade é vencida pela vontade do homem, de qualquer modo Ele vê aqueles que queria no céu indo para o tormento eterno. Outra explicação é que Jesus não salvou o homem na cruz, apenas proveu os meios para que ele salvasse a si mesmo, decidindo-se pelo evangelho. Isso me parece pior ainda, pois acusa Jesus de uma obra incompleta e ineficaz. Também se diz que o Espírito Santo não invade o coração, mas apenas bate na porta e aguarda que alguém abra. De qualquer modo, seus argumentos são neutralizados pelos apelos da carne e do mundo e Ele sai vencido da arena.


É claro que a Bíblia não ensina a impotência divina em salvar quem não quer ser salvo. Pelo contrário, a Bíblia ensina que todos quantos Deus pretendeu salvar serão finalmente salvos, inevitavelmente. A Trindade Santa não pode ser vencida por ninguém no céu, na terra ou no inferno. Ao invés de um Deus frustrado por ver Sua vontade contrariada, a Bíblia apresenta-O como Aquele que soberana e graciosamente escolhe aqueles que salvará. Paulo escreveu "Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2Ts 2:13).

A respeito da Sua obra, o próprio Filho declara: "Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer" (Jo 17:4). O profeta declarou que "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito" (Is 53:11), pois aqueles em favor de quem Ele realizou a obra expiatória "jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10:28). Jesus "veio buscar e salvar o perdido" (Lc 19:10) e Ele não fez nada menos que isso.


Sobre a obra do Espírito Santo, ao invés de ser mera influência persuasiva, a Bíblia diz que "Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tt 3:5). O pecador está morto e antes que possa entender, desejar e aceitar qualquer oferta, precisa ser ressuscitado espiritualmente, pelo que se diz dos salvos "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" (Ef 2:1). Esta obra regeneradora é realizada exclusivamente pelo Espírito Santo, visto que "o Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita" (Jo 6:63).


Deus não faz tentativas. Deus não tenta salvar a todos e é impedido pela má vontade do homem. Jesus não morreu para tentar salvar a todos e vê fracassado seu intento pela incredulidade da maioria dos homens. E o Espírito Santo não está agora tentando salvar o máximo que puder enquanto vê a maior parte dos homens resistindo à sua graça. Não! Este não é o Deus retratado nas Escrituras. O Deus da Bíblia escolheu a quem salvar, proveu salvação para eles na cruz e aplica essa salvação eficazmente em cada um de seus escolhidos. Por isso, a glória é dEle e só dEle!


7 comentários:

  1. Um texto ótimo, ampla visão, no início não entendi, mas ao decorrer da leitura, foi ficando cada vez melhor, parabéns.

    Uma bela leitura, gostei.

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bom esse comentario, aleluia que ainda temos pessoas coerentes com a palavra de Deus!!!!!!! tenha uma boa semana em Cristo Jesus!!

    Ricardo Ferran.

    OBS: minha pagina inicial do firefox e este blog e estou sendo muito ensinado e edificado!!!!!Good bless you.

    ResponderExcluir
  3. Angélica,

    Obrigado pela sua visita e pelo comentário. Que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,

    Fico muito feliz que tenha gostado e grato a Deus que este blog tem sido útil. Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  5. Graça e a Santa paz de Nosso Senhor Jesus.
    Simples e direto. ... excelene

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus, irmão Clóvis!

    "O Senhor, Teu Deus, está no meio de Ti, e é poderoso para te salvar".

    Bendito seja o nosso Deus porque Ele realmente salva, e por completo, não deixa nada para trás, Ele salva perfeitamente!

    Que muitos sejam edificados ao lerem estas palavras vivas e verdadeiras.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, caro irmão, por este blog e pelo excelente nível de seus textos, pautados na Verdade. Suas publicações são um incentivo a mais no sentido de prosseguir em meu estudo pessoal, a fim de solidificar minha posição doutrinária e assim não estar vulnerável a interpretações equivocadas da Palavra de Deus. Me alegro em constatar os reais motivos da minha dificuldade com a teologia arminiana, através da oportunidade de elucidar tantas questões que chegaram a me "tirar o sono".
    Grata em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.