TULIP sumariada

(1) O homem decaído, em seu estado natural, não tem capacidade alguma para crer no evangelho, tal como lhe falta toda a capacidade para dar crédito à lei, a despeito de toda indução externa que sobre ele possa ser exercida.

(2) A eleição de Deus é uma escolha gratuita, soberana e incondicional de pecadores, como pecadores, para que venham a ser redimidos por Cristo, para que venham a receber fé e para que sejam conduzidos à glória.

(3) A obra remidora de Cristo teve como sua finalidade e alvo a salvação dos eleitos.

(4) A obra do Espírito Santo, ao conduzir os homens à fé, nunca deixa de atingir o seu objetivo.

(5) Os crentes são guardados na fé e na graça pelo poder inconquistável de Deus, até que eles cheguem à glória.

J. I. Packer
In: O Antigo Evangelho

27 comentários:

  1. É difícil fugir do encadeamento lógico da TULIP. Nós tentamos isso na faculdade, mas é árduo contra-argumentar...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nani,

    Quando eu me converti, eu tinha duas convições. Uma a da absoluta incapacidade humana, que descobri por experiência própria. Eu simplesmente não conseguia "aceitar a Jesus". Quando, em lágrimas, fui a Cristo, sabia que fui arrastado.

    A outra, descobri na Bíblia, sozinho. Como ninguém me avisou que crente podia perder a salvação, apenas li a Bíblia e a segurança dos remidos foi cimentada "naturalmente" em meu coração.

    Quando ouvi falar das outras pétalas da tulipa, foi uma questão de tempo, pois se a pessoa crê na incapacidade humana e na segurança do crente, e for coerente consigo mesma, chegará aos cinco pontos com certeza.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Resisti por um bom tempo a TULIP. Aos poucos começei estudar o assunto, e terminei desistindo de tentar refutar esse ensinamento tão biblico.

    Ao analisar a epistola aos efesios fui radicalmente vencido pelas argumentações divinas,e por isso me alegro em Deus por tudo que diz respeito a minha salvação!

    ResponderExcluir
  4. A TULIP.. Não é difícil de se entender e sim de aceita-la.. Pois essa doutrina acaba com todo o orgulho do homem.. Eu não queria aceitar a Salvação por graça.. Mais queria ter um Mérito.. "Alias eu que quis crer" " eu é que o aceitei".. Estava apenas sendo orgulhoso, hoje dou graças a meu Deus que em seu imenso amor e misericórdia me fez crer que Cristo morreu pelos meus pecados..A Sua graça me basta..

    ATT,

    Tárcio Santos..

    Paz Querido..!

    ResponderExcluir
  5. Acho que não é nem questão de orgilho e sim que a maior dificuldade do Calvinismo, é você lembrar que milhares de pessoas sofreram eternamente, e fica sempre uma dúvida, porque Deus não escolheu salvar todas as pessoas?

    Se ele podia, porque não assim o fez?, eu sempre fico com isso na cabeça matutando, eu agradeço sempre a Deus por ter me salvado, mas fico pensando em quem tá do outro lado, e se você não fosse um escolhido, você aceitaria a Soberania de Deus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Achar que Deus "deveria" ter salvo a todos, uma vez que podia, ainda é orgulho. Assumir que Deus não salva a todos porque não pode é negar sua onipotência.

      Devemos ter "grande tristeza e contínua dor no coração" pelos que perecem. Mas que isso não nos leve a questionar os atos soberanos de Deus. Ou pensar que faríamos melhor, se no lugar Dele estivéssemos.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Concordo com suas palavras Clóvis ainda que de vez em quando esta mesma pergunta que ecoa no coração do Pedro vem ao nosso coração.

      Pois é realmente por causa do nosso orgulho de achar que se estivéssemos no lugar dEle faríamos isso!!

      Velha sugestão da serpente de ser igual ou maior ou até melhor que Deus. Espero que entendam minhas palavras.

      Abraços à todos

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    3. Clóvis,

      acho que não seria questão de orgulho nesse caso, pois pensa comigo, o homem não tem do que se orgulhar, se ele crê em Jesus pela fé, e a fé é dom de Deus, não vejo orgulho e sim compaixão com milhões, ou quem sabe bilhões de pessoas que se perderam para sempre..

      Eu fiquei sabendo que o próprio Charles Spurgeon sofria muito com essa questão, tinha dias que estava tão triste que nem pregar ele queria, os diáconos iam na casa dele arrastá-lo até a Igreja,

      É muito complexo e tenso esse assunto,

      Porque Deus nunca explicou isso, ela apenas diz que o vaso não pode questionar o oleiro, mas não me lembro de um texto Dele explicando o porque de fazer as coisas dessa forma.

      Eu sempre penso na galera que tá do outro lado, e isso me entristece muito!

      Excluir
    4. Olha mano Pedro a galera que está do outro lado...se foi!!!

      Dói saber que parentes meus podem estar lá? É horrível!!

      Mas devemos nos preocupar e chorar por aqueles que poderão ir para lá também. Este é o nosso trabalho, cumprir o Ide e o Senhor faz o resto do jeito dEle

      Na Paz do Cordeiro

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    5. Pedro,

      Na verdade o que você está fazendo é desviar a atenção, pois na verdade crer que o homem tem poder para salvar-se a si mesmo tem sim um viés de orgulho. A menos, como parece um pouco, que você reconheça que de fato a fé seja dom de Deus, ou seja, Ele é quem confere a quem lhe apraz conferir. Do contrário há em maior ou menor grau certo orgulho e o fato de se apontar outras questões a respeito do assunto não invalida o apontamento anterior!

      De qualquer forma quanto ao que foi apontado por você sobre a razão de Deus fazer isso e na verdade, embora não haja uma explicação muito elaborada do porque Deus faz isso ainda sim Ele nos dá uma resposta bastante simples e muito explicativa. No mesmo texto que você fez referência a respeito do vaso e do oleiro ele deixa isso bem claro em Romanos quando diz:

      "Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para a glória preparou de antemão" (Romanos 9:22-23).

      Esses versículos já nos dão razão suficiente dessas coisas!

      Excluir
    6. Pedro,

      Paz seja contigo.

      Você diz que "não seria questão de orgulho nesse caso", mas "compaixão com milhões, ou quem sabe bilhões de pessoas que se perderam para sempre", e está certo. Foi o que eu disse que devemos sentir "grande tristeza e contínua dor no coração" pelos que perecem.

      O que eu disse que era orgulho é questionar "Se ele podia, porque não assim o fez?", em relação a salvar a todo mundo. Na essência, estamos dizendo "se eu fosse Deus, salvaria todas as pessoas, sem exceção", ou seja, desaprovamos os atos de Deus (pois é sabido que Ele pode salvar a todos e que não o faz).

      Como é sinal de orgulho questionar "por que Deus nunca explicou isso?" e dizer "não me lembro de um texto Dele explicando o porque de fazer as coisas dessa forma". O que é isto senão dizer que Deus nos deve alguma explicação de seus atos soberanos?

      Então, ter compaixão e desejar a salvação das pessoas é bíblico, questionar por que Deus não salva a todos e não se explica quanto a isso é orgulho.

      Lembre o que aconteceu a Jó. Se alguém poderia ter o direito de questionar a Deus, seria Jó. E de fato ele o fez, quando disse "Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu?" (Jó 3:23). Quando finalmente Deus lhe falou, não deu-lhe a mínima explicação do porque de seu sofrimento e do questionamento que fez. O Senhor começou seu discurso perguntando "Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?" (Jó 38:2). As palavras do Todo-Poderoso colocaram Jó no seu devido lugar e ele reconhece: "Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca" (Jó 40:4).

      Em Cristo,

      Excluir
    7. Clóvis

      Paz seja contigo.

      Acho que não é questionar, e sim perguntar, os discípulos também perguntaram para Jesus porque ele falava por parábolas, eles tinham um curiosidade, acho natural, quanto a compaixão pelos perdidos o próprio Cristo chorava por Jerusalém

      Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Lucas 13:34

      E nós temos que lembrar que Deus fez uma promessa a Abraão que a sua semente seria incontável assim como são as estrelas do céu, tenho certeza que no milênio de Cristo aqui na terra, muita gente vai se converter, muitos se salvarão.

      E outra tem alguns textos da Bíblia que falam que mesmo uma pessoa que não seja escolhida, se ouvir a Palavra ela se salvará

      E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
      Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11-12

      Jesus diz claramente que se Ele falasse abertamente por e não por parábolas na frente da multidão, muitos iriam se converter

      Eu nunca entendi bem essa parte, e acho que o 4 ponto do calvinismo é o mais difícil de aceitar, eu aceito, mas não compreendo, o mesmo Deus em Jeremias diz que não tem prazer na morte do perverso, porque ele iria criar vasos de ira, se ele mesmo não tem prazer na morte do ímpio mas que ele se converta e viva?

      E me responda sinceramente, se você, seu filho não fossem escolhidos, vocês aceitariam essa Soberania de Deus?

      Paz em Cristo.



      Excluir
    8. Pedro,

      Que o Senhor esteja contigo, sempre. Deixemos de lado a compaixão pelos perdidos, nisto estamos de pleno acordo. Deus teve, Jesus teve e nós devemos ter. Isto é ponto pacífico.

      Se chamamos de questionar ou perguntar por curiosidade, faz pouca diferença, o que conta é o que nos motiva no questionamento. Veja que no próprio caso dos discípulos, houve caso em que Ele respondeu, mas houve caso em que Ele disse simplesmente "não vos compete saber". Os mistérios da eleição soberana estão nesta última categoria, pois o que é para nosso conhecimento está revelado, e sobre o está oculto não devemos alimentar curiosidade ou fazer especulação vã.

      Mas veja que os textos que você citou não te ajudam na sua argumentação, pelo contrário. Quando Jesus diz que falava por parábolas "para que não entendam... e para que não se convertam", fica claro que Deus não tinha escolhido a todos. E sim, se de alguma forma algum desses "de fora" viesse a Cristo, não seria lançado fora. A questão é: quem vem? A resposta que Jesus dá é: ninguém.

      Finalmente, eu aceitar ou não a soberania de Deus não afeta em nada tal soberania. Ela não precisa da sanção de ninguém, ou não seria soberania. De fato, muitos eleitos há que rejeitam a doutrina da eleição e combatem a soberania divina. Porém, chegará um dia em "que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Fp 2:9-11).

      Em Cristo,

      Excluir
  6. Clóvis, desculpe a demora,

    Entendo que Romanos 9 mostra a escolha soberana de Deus na salvação do homem, mas não explica porque ele não escolheu todos, apenas diz que o vaso não deve questionar o oleiro, é simplesmente um cala boca, Deus não respondeu a essa pergunta

    E sobre os escolhidos, se alguém que não for escolhido ouvir abertamente sobre o evangelho ele virá sim, o próprio Jesus diz que falava por parábolas para que isso não ocorresse, mas mesmo um não escolhido pode vir a Cristo se ouvir abertamente o evangelho, deve ser por isso que Deus mandou pregar a toda a criatura, porque os escolhidos virão de qualquer forma, e quanto aos outros, é com eles e Deus

    E mesmo assim tem coisas que ficam meio que estranhas, por exemplo, porque Cristo disse que é difícil um rico entrar no reino de Deus, já que se ele for um rico escolhido ele vai se converter um dia.

    Eu também acho muito complicado encaixar a parábola da semente com a escolha de Deus, pelo menos eu não consigo, apenas entendo que os que caem em boa terra são os escolhidos, mas ela também cai nos outros, e pela parábola dá a entender a responsabilidade do homem em não aceitar a semente (Palavra)

    Sobre a Soberania, digamos que Deus escolha te salvar, mas não escolha salvar seu filho nem também sua esposa, como faz?

    ResponderExcluir
  7. Me desculpem mas eu não consigo crê nisso, João 3:16 fala que Deus amou o mundo e não apenas parte dele, tb acho difícil acreditar em um Deus que faz acepção de pessoas que escolhe alguns e não outros mesmo que estes outros o queiram.
    Quer dizer então que aqueles que vão para o inferno vão pq Deus não quis salva-los? isso não condiz com o Deus que é amor muito menos com um Deus que é justiça. Não é mérito do homem é mérito de Deus, um homem pode estender o pão ao mendigo mas o mendigo precisa pegar o pão, entenda que o pão é do homem o braço é do homem mas o mendigo pode simplesmente não querer comer por mais fome que ele sinta.
    O homem busca a Deus desde a queda de Adão, quando Adão se vestiu com folhas ele buscava a cobertura perdida e ainda hj vemos a procura do homem em preencher o buraco deixado pela falta de comunhão com Deus, Deus fez o homem para viver eternamente com ele, e não para que ele pudesse escolher alguns e barrar os outros da festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo,

      Compreendo sua dificuldade, muitos de nós pensávamos como você e passamos por uma espécie de crise, até aceitarem as verdades sumariadas no artigo acima. Mas na sua resistência, você acaba fazendo algumas afirmações que não são bíblicas. Veja:

      1. "O homem busca a Deus desde a queda de Adão, quando Adão se vestiu com folhas". Isso não está de acordo com o relato bíblico, pois quando Deus apareceu no jardim, Adão não correu para Ele, antes disse "Ouvi teus passos no jardim e... me escondi" (Gn 3:10). Pouco depois a Bíblia diz "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal" (Gn 6:5). Nos dias de Jesus, a coisa não estava melhor: "vocês não querem vir a mim para terem vida" (Jo 5:40).

      Excluir
    2. 2. "...acho difícil acreditar em um Deus que faz acepção de pessoas que escolhe alguns e não outros mesmo que estes outros o queiram". A Bíblia diz que a escolha divina "não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus" (Rm 9:16). E como vimos acima, se deixados por si mesmo, ninguém iria querer, pois "não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Rm 3:11). Por ser a salvação pura misericórida, não há que se reclamar de injustiça: "E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!" .

      Excluir
  8. "'Devemos ter "grande tristeza e contínua dor no coração" pelos que perecem..."

    Certas afirmações são realmente pra rir, a luz do calvinismo kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Se não te incomodas rir das Escrituras, fique à vontade. Eu prefiro sempre tratar com reverência a Palavra de Deus, mesmo quando dita por um arminiano num sentido que eu discordo.

      Em Cristo,

      Excluir
    2. Não, o ponto aí é a luz do calvinismo.
      Não há que se dizer nada sobre a frase em questão, entendo-a desassociada do calvinismo.

      A frase é correta, desde que apartada do calvinismo, porque agir segundo esta frase, partindo do calvinismo, parece-me uma piada.

      Excluir
    3. O grande problema do Calvinismo, é que certos reformadores derem uma ênfase demasiadamente grande na questão dos decretos de Deus, do modo como se tudo ocorresse sendo ativamente decretado por Deus, isso trás sérios problemas bem visíveis, já que como Deus poderia julgar alguém que ele mesmo predestinou ou decretou para fazer tal coisa?

      Agora eu concordo com vários pontos do calvinismo, em especial o da Perseverança dos Santos,

      Excluir
  9. "Mas veja que os textos que você citou não te ajudam na sua argumentação, pelo contrário. Quando Jesus diz que falava por parábolas "para que não entendam... e para que não se convertam", fica claro que Deus não tinha escolhido a todos. E sim, se de alguma forma algum desses "de fora" viesse a Cristo, não seria lançado fora. A questão é: quem vem? A resposta que Jesus dá é: ninguém."

    kkkkkkkkkk.Só rindokkkkkkkk(os calvinistas devem amar essas explicações fáceis para problemas difíceis.Já percebi há tempos que gostam de usar a expressão "simples assim".
    claro, tudo muito simpleskkkk)

    Esse texto traz uma questão sem solução, inclusive para o arminiamnismo, mas não é também amistosa ao calvinismo.porém clóvis se sai com essa :

    "fica claro que Deus não tinha escolhido a todos" viram como é fácil para o calvinista dizer que já esta tudo claro na passagem?

    Ainda que ele responda a questão contraditória de uma forma "tolinha", não titubeia em dizer que "fica claro".

    Misericórdia, Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Minha dificuldade na Tulip é justamente a expiação limitada, Eu creio na tulip, mas não tenho bons argumentos pra dialogar quando aparecem diversas passagens dizendo que Jesus "morreu por todos/ deu a vida por todos" todo o mundo, etc...há diversas tentativas para explicar-las e algumas (ao meu parecer muito fracas) Hoje, eu entendo como expiação limitada/ilimitada, num sentido, Cristo morreu pelo mundo num sentido de que o pecador hoje se beneficia da sua misericórdia ( o juízo já podería ter ocorrido se Deus o quizesse ) e em leis baseadas em fundamentos cristãos para benefício de todos. Mas para os Eleitos a morte de Cristo tem um teor muito mais significativo pelo perdão dos pecados e vida eterna dos Eleitos. Um estudo bom ( incluíndo pregação ) pode ser encontrado neste site http://marshill.com/media/christ-on-the-cross/unlimited-limited-atonement está em inglês. ( quando puder dá uma olhada, Clóvis )

    Solid Deo Gloria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Isso, anônimo!

      As explicações calvinistas, geralmente são aceitas por calvinistas somente.
      As arminianas idem!
      Mas você deve sempre levantar questões de contradita as teorias existentes.
      Se você não suplanta a contradita, sua teoria é apenas isso: Uma teoria, assim como o é o arminianismo.

      Mas para alguns calvinistas, o calvinismo é apenas um apelido para o evangelho de Cristo.

      Isso que disse acima está contido em uma frase estúpida de um grande pregador calvinista, mas no que diz respeito a essa frase, foi apenas um grande soberbo.Charles Spurgion.


      Misericórdia , Senhor.

      Excluir
  11. "Mas devemos nos preocupar e chorar por aqueles que poderão ir para lá também. Este é o nosso trabalho, cumprir o Ide e o Senhor faz o resto do jeito dEle."

    É isso que gosto de apontar!olha só a bobajada que este cidadão está dizendo.

    O tal aqueles não "poderão ir para lá".Sob a ótica calvinista, "eles irão".

    As vezes calvinistas falam como arminianos e vice versakkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam que interessante que colei de: http://chamabereana.blogspot.com.br/2012/12/o-calvinismo-na-teoria-e-impossibilida.html


      ...“Explico a confusão.

      Os calvinistas crêem que Cristo morreu apenas pelos eleitos. Obviamente se Ele sacrificou-se na cruz apenas pelos eleitos, então Ele amou somente os eleitos. Conclusão lógica: Deus não ama toda a humanidade, ama somente os eleitos entre os humanos.

      Quando um cristão evangeliza alguém necessita falar do amor de Deus, da morte de Cristo em lugar do pecador por amor a ele. Então é natural que um cristão diga para um não convertido: "Deus te ama, Jesus morreu por você!"

      O problema para um calvinista é que, em fazendo isto, ele estará mentindo na maioria das vezes em que evangelizar. Já que o Senhor Jesus disse que a maioria das pessoas entra pela porta larga que conduz ao caminho largo da eterna perdição, conclue-se que naturalmente evangelizamos com maior frequência pessoas que irão para o inferno, não-eleitasSe eu digo para um não eleito "Jesus te ama, ele se sacrificou na cruz por ti", sendo eu calvinista, estou mentindo, porque no postulado calvinista o Messias não amou nem morreu pelo não-eleito.

      Que grave contradição; para o calvinista cumprir a grande comissão ele precisa pecar, ou seja, mentir com assustadora frequência. Só não peca se não evangelizar. Um momento! Aí cometeria outro pecado, o da desobediência, o da omissão por não cumprir o mandamento do Senhor Jesus do ide, de pregar o evangelho a toda criatura”...
      ...Já pensou se um calvinista fosse honesto e evangelizasse assim: "Olha, se você tiver sorte e for um eleito, será salvo e irá para o céu. Se for um não-eleito, então Deus não te amou, você já nasceu pré-selecionado para ir para o inferno e para você o evangelho está proibido. Que jeito estranho de evangelizar, não?! A salvação na calvinismo é um fator de sorte”...

      Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir
    2. E será que esta abordagem: "Deus te ama, Jesus morreu por você!" tem de fato base bíblica??? A mim parece-me que coloca toda a ênfase e valor no homem.
      Nos episódios que relatam a pregação do evangelho na Bíblia, de fato a ênfase é outra, é antes no arrependimento do homem!
      Jesus disse: "(...) Arrependei-vos, e crede no evangelho." - Marcos 1:15
      Pedro disse: "Arrependei-vos(..)" - Atos 2:38
      Paulo disse: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" - Atos 17:30
      Os Anjos dirão: "Temei a Deus, e dai-lhe glória (...)" - Apocalipse 14:7

      Samuel Oliveira (desde Portugal) - https://twitter.com/OliveiraSamuelT

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.